Por Antonio Fernandes

Redação do Enem, 2012 – Tema “O movimento imigratório para o Brasil no século XXI”

Poucos meses atrás, a Inglaterra revogou o visto de permanência de trezentos mil estudantes estrangeiros em seu país. Apesar dos protestos, eles aguardam a evasão do país até janeiro. Não apenas eles. Todos os países desenvolvidos possuem um péssimo histórico de tratamento dado à imigrantes legais e ilegais. Contudo, devido às recentes mudanças na estrutura econômica mundial, países em desenvolvimento têm se tornado importantes atrativos migratórios. Como pode o Brasil resolver o problema, contudo respeitando os direitos humanos?

A primeira problemática que surge diz respeito ao idioma. Migrações vindas da África e Ásia constantemente desembarcam aqui indivíduos numa posição desfavorecida de comunicação, por isso sujeitos a toda sorte de problemas. É preciso especial atenção do governo quanto a alfabetiza-los.

À seguir, como integrar estrangeiros quando nem mesmo nossa própria população está integrada? O Brasil possui uma boa parcela da população vivendo de maneira desumana. A problemática da imigração deve ser  enfrentada sem potencializar a favelização. É preciso cuidado.

Por conta dessas questões, é prescindível uma atitude positiva do governo brasileiro, como já vem acontecendo. Esses imigrantes devem receber apoio dos bancos e contratadores, para serem inseridos de forma eficaz na economia brasileira. É ainda preciso um cuidado para que suas raízes culturais não se percam, mas se somem as nossas, como dos italianos, japoneses e alemães que aqui desembarcaram nos séculos anteriores.

Contudo, todo esse esforço não diz respeito apenas ao governo. Cabe também aos brasileiros recebe-los bem. Nós, que fomos tão maltratados em situações semelhantes podemos reescrever essa história. Cabe a cada um apoiar e auxiliar a imigração dentro de suas condições, já que a história nem sempre se repete, mas pode ser sim reescrita com letras ainda mais humanas.

Share:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

On Key

Posts Relacionados

Baco

Por Antonio Fernandes O ordinárioJovem padrãoBusto vazioArroz com farofaNão tinha assuntoNem modosEra qualquerImemorávelEstepeHavia vários delesNomes comunsEsquecíveisCujos quaisA única razão em serEra pontuarA presença e o

Langerie Preta

Por Antonio Fernandes Caem as calçasSobra um langerieLinhas pretas com padrõesQualquer coisa sexualEm cordas trançadasDeixando ver sem verEla sorriGira o corpoJoga o cabeloSe jogaVislumbre de

O Privilégio Branco

Por Antonio Fernandes O privilegio brancoCorta as veiasParecia sempreTao alegreÉ que as drogasEscondiam o fundo da dorParecia sempreTao decididoÉ que o opio lhe cancelavaO torporDas